Curso de Hipnose Terapêutica Integrativa – Nível I

Um caminho de crescimento pessoal e de desenvolvimento profissional

O hipnotismo aprende-se como se aprende a caminhar:

o mais veloz dos corredores começou a andar de gatas

e nunca desistiu de cada vez que caía ou se desequilibrava

ao ensaiar os primeiros passos.

Jorge de Oliveira Soares

Introdução ao curso

Apesar da crescente popularidade e interesse, a hipnose continua a estar associada a um certo misticismo e a um conjunto de crenças distorcidas quer pela população, em geral, quer pelos profissionais de saúde, em particular. A designada “hipnose de palco” e a ligação à investigação criminal, como se de um “detetor de mentiras” se tratasse, têm grandemente contribuído para o seu desprestígio enquanto técnica terapêutica. Estas distorções devem-se ao desconhecimento acerca da hipnose, da sua fundamentação teórica e empírica e da sua aplicabilidade na prática terapêutica.
A hipnose é um estado psicofisiológico natural que envolve a atenção e a concentração, podendo ocorrer de forma espontânea, induzida ou autoinduzida. De facto, toda a hipnose é auto-hipnose, o terapeuta atua apenas como um facilitador do processo terapêutico, conduzindo o paciente a perceber a “origem” do seu problema, observando-o sobre várias perspetivas, a fim de redescobrir os seus próprios recursos internos e encontrar as soluções que lhe façam mais sentido, contribuindo, deste modo, para a sua saúde biopsicossocial.
A hipnose é uma técnica que impulsiona o autoconhecimento e que, quando corretamente indicada e aplicada, pode otimizar os resultados das intervenções terapêuticas, facilitando o acesso a conteúdos menos conscientes, os quais podem frequentemente passar despercebidos num estado de vigília, permitindo uma compreensão mais profunda da problemática, sendo comum a ocorrência de insights e subsequente consciencialização de eventuais padrões cognitivo-comportamentais desadaptativos ou disfuncionais que possam estar a condicionar a vida da pessoa.
A frequência deste curso pode assumir as seguintes dimensões: (1) Um caminho de crescimento pessoal, direcionado para a autorrealização; (2) Um caminho de desenvolvimento profissional, visando a aquisição de conhecimentos teóricos e competências práticas com valor terapêutico, despertando os formandos para o poder do inconsciente e para o potencial da mente humana; (3) Possibilidade de conciliar ambas, um caminho de crescimento pessoal e de desenvolvimento profissional.

Objetivos

Promover o desenvolvimento pessoal através da redescoberta dos próprios recursos internos do formando, fomentando a sua saúde física, mental, emocional, social e espiritual.
Desmistificar, divulgar e ensinar a hipnose como técnica de intervenção terapêutica atual e eficaz aplicada a vários contextos.
Dotar os formandos de um conjunto de conhecimentos teóricos e competências técnicas para o uso da hipnose enquanto ferramenta de aplicação com diversas finalidades terapêuticas: doenças físicas ou do foro psicológico, mudança de comportamentos, etapas ou experiências de vida difíceis ou, simplesmente, visando o autoconhecimento.

Metodologia:

Exposição teórica
Demonstrações
Exercícios práticos
Práticas supervisionadas
Avaliação das aprendizagens e da formação

Destinatários:

Todos aqueles que desejam empreender um caminho de autodescoberta e/ou adquirir conhecimentos teórico-práticos em hipnose terapêutica.

Pré-Requisitos:

Habilitações mínimas: 12º ano.
Alunos com outras habilitações, a candidatura será sujeita a avaliação.

Local e Horário:

Instituto de Medicina Integrativa – Coimbra

O curso decorre de Outubro de 2020 a Junho de 2021

Sábado 09:30 às 18:30 I Domingo 09:00-13:00

Cronograma:
10 e 11 OUT
7 e 8 NOV
5 e 6  DEZ
9 e 10 JAN
6 e 7 FEV
6 e 7 MAR
10 e 11 ABR
8 e 9 MAI
5 e 6 JUN

As datas podem estar sujeitas a alteração.

Avaliação das aprendizagens:

Componente prática – Simulação da 1ª sessão

Componente teórica – Realização de trabalho escrito

Práticas de supervisão e intervisão

Certificação:

Certificação profissional DGERT (certificado SIGO)

Para a emissão do certificado do Curso é necessário a obtenção de, pelo menos, 50% nos dois momentos de avaliação e a participação em 75% da duração do curso.

PROGRAMA COMPLETO

Ver

Inscrições

Data limite de inscrição: 15 de Setembro.

Número de vagas limitadas.

Na sequência das medidas de desconfinamento COVID-19 decretadas pelo governo e no sentido de garantir a segurança e saúde de todos os intervenientes, a presente atividade formativa obedece ao cumprimento das orientações emandas.

Inscrição

70

Pago 1 vez

Curso Completo

1080

Valor total do curso

A pronto

950

Transf. Bancária até 5 de Outubro

9 Prestações

120

Débito Direto

Nota: Inscrição validada após envio de comprovativo da transferência bancária simultaneamente para hipnoseterapeuticaintegrativa@gmail.com e geral@medicinaintegrativa.pt

As transferências deve ser realizada para IBAN PT50 0018 000347266630020 77 (Instituto de Medicina Integrativa). Deverá ser enviado e-mail com comprovativo para os e-mails acima indicados.

O valor do curso inclui o Manual de Formação.

*Este programa está protegido por direitos autorais, sendo proibidas cópias integrais ou parciais do mesmo sem prévia autorização.

Inscrever

Fale Connosco